Excesso de chuvas faz safra de Rondon e Paraná encolher
31/1/2018 as 22:44

O Excesso de chuvas nos meses de Dezembro e janeiro fez cair a produção de grãos de Marechal Cândido Rondon e do estado do Paraná como um todo, segundo o DERAL ( Departamento Estadual de Economia Rural), a safra 2017/2018 deverá ser 10% menos em relação a anterior.

A Safra atual está estimada em 22 milhões e 700 mil toneladas, sendo mais de 2 milhões a menos do que no ano anterior no estado. 

os grãos mais prejudicados são: Em primeiro lugar o feijão, seguido do milho e a soja, esta afetada pela ferrugem asiática, causada pelo excesso de umidade.

Em Marechal Cândido Rondon, praticamente todas as lavouras foram afetadas pela ferrugem, conforme você pode ver nas imagens que o News Rondon Online fez na área rural da cidade.

Segundo informações que obtivemos com agrônomos, quando sabe-se que a previsão é de muita chuva por um longo período, o agricultor pode entrar com antifúngico preventivo na plantação.

A doença fúngica, conhecida como ferrugem asiática. causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi , causa desfolha preoce da planta, causando queda na produtividade, podendo esta superar os 70 por cento. Foi diagnosticado pela primeira vez no Brasil em 2001.

Com a queda da produção, é certo que o preço destes alimentos bem como todos seus derivados e compostos, deverá subir nos próximos meses.

 





Leia também:

Deixe seu comentário:
Excesso de chuvas faz safra de Rondon e Paraná encolher ::: Rondon Online :::